Bem-vindo(a) à Linha Podológica. Aqui poderá expor as suas questões e obter informações úteis sobre Podologia, a ciência da área da saúde humana responsável pela investigação, prevenção, diagnóstico e tratamento dos problemas de saúde do pé e das suas repercussões no corpo humano.

Espero que este blog lhe seja útil!
Este blog foi feito a pensar na saúde e bem-estar dos seus pés. Espero que lhe seja útil! Compostos por 26 ossos, 33 articulações, 20 músculos e mais de 100 ligamentos, os pés são o alicerce de todo o corpo, e é deles que depende o equilíbrio do aparelho locomotor. A saúde e o bem estar dos nossos pés deve ser mais do que uma simples preocupação estética e requer os cuidados especializados de um Podologista.

Pesquisar

 

Artigos

Tags

todas as tags

Quarta-feira, 29 de Outubro de 2008

Pé Cavo/Pé Cavum

Nome: Florival Espírito Santo

  
Pergunta: Uma acentuada curvatura da planta do pé pode e deve ser corrigida com uma palmilha dita ortopédica? Tenho 65 anos e julgo que a tal curvatura (o oposto do 'pé chato') é que me provoca um anormal cansaço a andar. Poderão elucidar-me sobre o assunto? Agradecimentos antecipados. Melhores cumprimentos Florival Espírito Santo
********
 
RESPOSTA:
Aparentemente, a descrição que faz da alteração estrutural dos seus pés é denominada de 'pé cavo'. Existem diferentes formas e diferentes causas para esta patologia, o que faz com que os sinais e sintomas possam variar em função da causa e da idade.
Contudo, os sintomas mais frequentes dizem respeito a dor na planta do pé, perto dos dedos (metatarsalgia), dor nos calcanhares (talalgia), dor e cansaço a nivel dorsal do pé, ou dor a nível do bordo externo do pé, entre outros.
No seu caso e na sua idade já não é possível corrigir, mas pode-se compensar a alteração de forma a eliminar a dor e o cansaço, neutralizando a patologia.
A forma mais correcta e eficaz para tratar a alteração estrutural presente passa pela realização de um exame clínico com avaliação biomecânica em estática e em dinâmica. Para isso, aconselho-o a procurar um podologista que poderá avaliar o seu caso e o aconselhará sobre o tipo de tratamento e calçado a usar.

Em princípio, o tratamento para a sua patologia passará pelo uso de um suporte plantar (palmilha) adequado e personalizado, que se obtém através de um molde do seu pé. Este suporte plantar personalizado deve ser realizado por um podologista.

 

Cumprimentos,

Joana Azevedo


publicado por Dra. Joana Azevedo às 11:31

link do post | favorito

Comentar:
De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



Dra. Joana Azevedo
Podologista
Licenciada pela Escola Superior de Saúde do Vale do Ave. Especialização no New York College of Podiatric Medicine (NYCPM). Exerce actividade clínica desde 2003 com cédula profissional nº 128 da Associação Portuguesa de Podologia. Membro fundador do Núcleo de Podologia da ESSVA. Podologista do canal Sapo Saúde desde 2005. Actualmente tem consultórios no Estoril.

logo new york college of podiatric medicine-1
Consultórios:

Clínica Parque do Estoril - Grupo Cordeiro Saúde
Tel. 219236381
Av. Aida, 153 Lj - 2765-187 Estoril
(em frente ao jardim do casino, a 50m da estação da CP do Estoril)



Abril 2022

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
27
28
29
30


Vídeos

Ligações

blogs SAPO

subscrever feeds