Bem-vindo(a) à Linha Podológica. Aqui poderá expor as suas questões e obter informações úteis sobre Podologia, a ciência da área da saúde humana responsável pela investigação, prevenção, diagnóstico e tratamento dos problemas de saúde do pé e das suas repercussões no corpo humano.

Espero que este blog lhe seja útil!
Este blog foi feito a pensar na saúde e bem-estar dos seus pés. Espero que lhe seja útil! Compostos por 26 ossos, 33 articulações, 20 músculos e mais de 100 ligamentos, os pés são o alicerce de todo o corpo, e é deles que depende o equilíbrio do aparelho locomotor. A saúde e o bem estar dos nossos pés deve ser mais do que uma simples preocupação estética e requer os cuidados especializados de um Podologista.

Pesquisar

 

Artigos

Tags

todas as tags

Domingo, 13 de Janeiro de 2008

Calos/Calosidades

Nome: ALDINA ISABEL CUNHA PEREIRA
Localidade: SENHORA DA HORA
Telefone:
Email: aldinapereira@sapo.pt
Pergunta: ganho uma pele muita dura debaixo do pé perto dos dedos, quer ande de sapatos rasos como de saltos e todos os dias ponho creme, quando vou arrajnar os pés dizem que é de ter uma pele muita fina e sensivel.è verdade? não haverá nada para remediar o mau estar? Obrigada
RESPOSTA:
A pele dura que ganha na planta dos pés é queratina em excesso e denomina-se Hiperqueratose.
O processo de formação desta hiperqueratose pode ocorrer por pressão ou fricção anormais e trata-se de um mecanismo natural de defesa da própria pele em resposta a estas situações.
É frequente aparecerem na zona que descreve (perto dos dedos). Trata-se da zona metatarsal, onde estão situadas as cabeças metatársicas e corresponde a uma zona de pressão ou apoio do pé.
Alerto-a para o facto de que a remoção continuada da calosidade sem o devido tratamento e o uso de limas, lixas ou pedra-pomes, bem como os saltos altos, nada contribuem para a resolução do problema uma vez que induzem estimulos nocivos na pele, levando ao seu engrossamento como forma de protecção e defesa dessas agressões.
É possível tratar esta alteração através de um tratamento adequado, pelo que aconselho uma consulta com um podologista.

publicado por Dra. Joana Azevedo às 18:07

link do post | favorito

Comentar:
De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



Dra. Joana Azevedo
Podologista
Licenciada pela Escola Superior de Saúde do Vale do Ave. Especialização no New York College of Podiatric Medicine (NYCPM). Exerce actividade clínica desde 2003 com cédula profissional nº 128 da Associação Portuguesa de Podologia. Membro fundador do Núcleo de Podologia da ESSVA. Podologista do canal Sapo Saúde desde 2005. Actualmente tem consultórios no Estoril.

logo new york college of podiatric medicine-1
Consultórios:

Clínica Parque do Estoril - Grupo Cordeiro Saúde
Tel. 219236381
Av. Aida, 153 Lj - 2765-187 Estoril
(em frente ao jardim do casino, a 50m da estação da CP do Estoril)



Novembro 2018

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
27
28
29
30


Vídeos

Ligações

blogs SAPO

subscrever feeds