Bem-vindo(a) à Linha Podológica. Aqui poderá expor as suas questões e obter informações úteis sobre Podologia, a ciência da área da saúde humana responsável pela investigação, prevenção, diagnóstico e tratamento dos problemas de saúde do pé e das suas repercussões no corpo humano.

Espero que este blog lhe seja útil!
Este blog foi feito a pensar na saúde e bem-estar dos seus pés. Espero que lhe seja útil! Compostos por 26 ossos, 33 articulações, 20 músculos e mais de 100 ligamentos, os pés são o alicerce de todo o corpo, e é deles que depende o equilíbrio do aparelho locomotor. A saúde e o bem estar dos nossos pés deve ser mais do que uma simples preocupação estética e requer os cuidados especializados de um Podologista.

Pesquisar

 

Artigos

Tags

todas as tags

Terça-feira, 16 de Outubro de 2007

Frieiras/Eritema Pérnio

As frieiras também denominadas de eritema pérnio são causadas pelo frio, ou pelas descida de temperatura acentuadas.
Pensa-se que as frieiras são hereditárias, surgem em indivíduos jovens principalmente do sexo feminino e desenvolvem-se nos meses frios, desaparecendo espontaneamente quando a temperatura ambiente sobe.
A melhor forma de tratamento é prevenir o seu aparecimento. Pode e deve adoptar algumas medidas preventivas, tais como:
·         A climatização do ambiente, de modo a manter a temperatura amena, as frieiras melhoram com o calor pouco intenso.
·         O uso de roupas adequadas que mantenham o corpo quente (calças, meias, luvas, gorro, etc. As fibras naturais como a lã são particularmente adequadas).
·         O exercício físico e a massagem suave da zona afectada activam a circulação sanguínea e aumentam a temperatura corporal.
·         Deve evitar a exposição das extrimidades afectadas a fontes de calor muito intensas.
·         Não devem ser aplicados fármacos com cortisona, uma vez que produzem vasoconstrição secundária, agravando ainda mais o problema circulatório que está na base desta patologia.
 Para os casos mais graves o tratamento aconselhado passa pelo uso de fármacos vasodilatadores periféricos que activam a circulação superficial das extremidades

publicado por Dra. Joana Azevedo às 11:58

link do post | comentar | favorito

Dra. Joana Azevedo
Podologista
Licenciada pela Escola Superior de Saúde do Vale do Ave. Especialização no New York College of Podiatric Medicine (NYCPM). Exerce actividade clínica desde 2003 com cédula profissional nº 128 da Associação Portuguesa de Podologia. Membro fundador do Núcleo de Podologia da ESSVA. Podologista do canal Sapo Saúde desde 2005. Actualmente tem consultórios no Estoril.

logo new york college of podiatric medicine-1
Consultórios:

Clínica Parque do Estoril - Grupo Cordeiro Saúde
Tel. 219236381
Av. Aida, 153 Lj - 2765-187 Estoril
(em frente ao jardim do casino, a 50m da estação da CP do Estoril)



Novembro 2018

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
27
28
29
30


Vídeos

Ligações

blogs SAPO

subscrever feeds