Bem-vindo(a) à Linha Podológica. Aqui poderá expor as suas questões e obter informações úteis sobre Podologia, a ciência da área da saúde humana responsável pela investigação, prevenção, diagnóstico e tratamento dos problemas de saúde do pé e das suas repercussões no corpo humano.

Espero que este blog lhe seja útil!
Este blog foi feito a pensar na saúde e bem-estar dos seus pés. Espero que lhe seja útil! Compostos por 26 ossos, 33 articulações, 20 músculos e mais de 100 ligamentos, os pés são o alicerce de todo o corpo, e é deles que depende o equilíbrio do aparelho locomotor. A saúde e o bem estar dos nossos pés deve ser mais do que uma simples preocupação estética e requer os cuidados especializados de um Podologista.

Pesquisar

 

Artigos

Tags

todas as tags

Domingo, 24 de Outubro de 2010

Unha Encravada, Podologia, Podologistas

Unha Encravada –  Onicocriptose

 

O que é?

 

Quando a unha penetra na carne junto ao dedo estamos perante uma unha encravada.

A pele forma uma barreira, mas como a unha não pára de crescer e é mais dura, penetra na pele causando dor e inflamação. Nos casos mais severos pode originar infecção com pus e sangramento.

De uma forma geral é mais frequente afectarem o primeiro dedo, mas podem afectar os outros dedos também.

 

Qual é a causa?

 

O mau corte: corte excessivamente curto das unhas ou cortar os cantos é a principal causa de unha encravada.

Pessoas activas e desportistas são particularmente atreitas a sofrerem de unha encravada, porque transpiram mais (o que facilita o amolecimento e a quebra das unhas), também estão mais sujeitas a traumatismos e micro traumatismos capazes de lesarem as unhas.

Os jovens que mexem mais nas suas unhas têm mais probabilidade de adquirirem unha encravada, do que as pessoas mais velhas, que não conseguem alcançar os seus pés facilmente.

As pessoas mais velhas que têm unhas muito grossas ou afectadas por fungos, são mais sujeitas a terem unha encravada.

Sapatos e meias apertados podem também empurrar a carne dos dedos junto das unhas, levando a que encravem na pele.

Excesso de transpiração e não mudar o tipo de calçado, concentra mais humidade, o que torna as unhas mais moles e por isso partem mais ficando mais sujeitas a encravar.

Existem outros factores tais como a postura, a forma como anda, deformações do pé como o joanete, dedos em garra ou em martelo, pronação excessiva do pé (queda do pé para dentro), entre outros.

 

Pode ser grave!

 

Se deixarmos a unha encravada sem tratamento, a infecção pode alastrar a outras zonas do pé. Quanto mais rapidamente tratar a unha encravada menos a infecção se instala e menos dor tem com o tratamento.

 

O que posso fazer?

                       

Em primeiro lugar deve aprender a cortar as unhas de forma correcta. Não deve usar corta unhas, nem tesouras, pois não têm formatos de corte apropriados para os dedos e podem cortar excessivamente a unha ou até cortar a carne.

O melhor é usar um alicate de pontas rectas.

Devemos cortar as unhas de forma recta sem cortar ou arredondar os cantos. Os cantos das unhas devem permanecer visíveis e passar por cima da carne.

As unhas devem ser cortadas depois do banho quando estão mais finas e suaves.

Uma boa higiene, como trocar de meias todos os dias, optar por meias de fibras naturais como o algodão, ajudam a manter a integridade das unhas.

No verão use o mais possível sapatos abertos e arejados ou sandálias.

Se é diabético não faça auto tratamentos, como desencravar as unhas a si próprio.

 

O que o podologista pode fazer por si?

 

Se a unha encravada não for grave o tratamento passa pela simples remoção da espícula, desinfecção e assepsia do local.

Se houver infecção (granuloma) poderá ser necessário a aplicação ou toma de um antibiótico e ou antininflamatório. 

 

Pode não se tratar de uma verdadeira unha encravada, mas sim de helomas periungueais (calos que crescem junto da unha), se assim for o podologista procede à remoção dos calos e se a unha estiver grossa ou encurvada, poderá rebaixá-la e direccioná-la.

 

Quando a unha encravada se torna crónica e de difícil resolução com os tratamentos mencionados, o seu Podologista/Podiatra poderá recomendar que faça uma correcção cirúrgica da unha. Trata-se de um processo de reeducação ungueal definitivo que remove entre 8 a 10% da unha. Deixando-a normalizada, sem possibilidade de encravar.

 
O arrancamento total da unha pode provocar alterações na matriz ungueal que frequentemente provocam deformações ou ausência definitivas da lâmina ungueal.

Após o arrancamento de uma unha os tecidos dos bordos periungueais podem 'invadir' o espaço da lâmina ungueal, que quando nasce novamente encrava ainda mais facilmente.


 

 

 

 

O arrancamento ou ablação total da unha são totalmente desaconselhados, excepto em situações especiais como em casos de neoplasias, infecções fúngicas com descolamento da lâmina ungueal entre outras.

 

 

 

 

 

 

Joana Azevedo,

 

Podologista

 

publicado por Dra. Joana Azevedo às 19:27

link do post | comentar | favorito

196 comentários:
De cadu1981 a 17 de Julho de 2008 às 00:08
artigo interessante. Acho que tenho a unha encravada, devia andar com sapatos de biqueira de aço, mas tento evitar, ando de tenis la na oficina e quando possivel de chinelos, pois transpiro muito dos pes. onde me posso deslocar para verem o que tenho? a noite veijo que tenho um bocadinho de sangue perto do local onde tá "encravada"


De Dra. Joana Azevedo a 28 de Outubro de 2008 às 08:19
Caro Senhor,

Através da Associação Portuguesa de Podologia pode obter os contactos dos podologistas que necessita:

APP:
www.appodologia.com/
Telf: 224225337


De Dra. Joana Azevedo a 28 de Outubro de 2008 às 08:21
Caro Senhor,

Parece-me importante que consulte um podologista. Através da Associação Portuguesa de Podologia pode obter os contactos dos podologistas que necessita, para poder resover o seu problema:

APP:
www.appodologia.com/
Telf: 224225337


De patricia a 19 de Março de 2011 às 21:09
boa noite eu sou a patrica e ádois meses fui calcada e isso horiginou me uma efeicçao no dedo do pe e eu sem saber o que era fui ao meu medico e descubri que a pessoa que me calcou encravou me a unha é a primeira vez que tenho isso mas tambem ja sofrir o bastante com as dores mas agora estou numa clinica privada e ja me fizeram uma cerijuia e ja me tirarm a unha mas o problema é que ainda esta a deitar pus nao e normal o que sera podera me tirar essa duvida ?.....


De Dra. Joana Azevedo a 10 de Maio de 2011 às 20:20
Cara Patricia,

o tratamento de unha encravada (cirúrgico ou não cirúrgico) deve permitir que esta volte a recuperar a sua integridade após a fase de cicatrização, que habitualmente não se prolonga por mais de 15 dias.

O facto de manter a infecção, não é normal e por isso deve consultar o seu médico assistente ou um podologista.

Cumprimentos,

Joana Azevedo
Podologista



De Barbara a 18 de Julho de 2008 às 11:26
Bom dia.
Já a algum tempo desde que engravidei do meu filho, que ando com um problema na unha do pé, ela começa por doer, ganhar pus até que tenho de cortar a pontinha, que normalmete é um enfermeiro que faz, mas passado algum tempo volta tudo de novo.
Mas ela encrava não é na pontinha em cima mas sim onde a unha nasce em baixo.
Eu gostaria de saber se existe algum tratamento que eu possa fazer para evitar estar sempre a arrancar aquele lado da unha.


De Monica Silva a 17 de Setembro de 2008 às 16:19
Boa tarde,

Chamo-me Monica, e tenho um problema de unhas encravadas já algum tempo.
As minhas unhas, encravam na raíz, pois estas crescem para dentro em vez de cresceram para cima e na sua totalidade.
Por este motivo, já passei por um processo um pouco complicado, sensivelmente á 5 meses atrás, que foi a retirada de 4 unhas a raio lazer.
Devo dizer que o sofrimento foi em vão, pois passado 2 meses voltoram a encravar e agora com o agravante de mais 1 em cada pé.

Como já passei por este processo de cirugia e sem qualquer resultado, gostava que me informassem se existe cura, pois já não sei o que fazer e todas as semanas com o crescimento incorrecto das minhas unhas, tenho de retira-las até á raiz, provocando imensas dores e os dedos inchados.

Obrigado e fico aguardar por uma resposta:


De Gilcimar Torres Panisset a 22 de Setembro de 2008 às 15:04
Olá monica tem sim,hoje temos o procedimento com ortoses,e o resultado realmente e muito bom..
procure um podologo que faça este serviço que vc vai gostar.


De Dra. Joana Azevedo a 28 de Outubro de 2008 às 08:32
Cara Mónica,

Devo informá-la que necessita de ser consultada por um podologista ou um cirurgião que faça matricectomia ungueal isto é extracção de parate da matriz que está a mais a crescer no espaço da carne à volta da unha.

O arrancamento da unha não é o tratamento indicado, uma vez que após ser arrancada a unha a carne invade o seu espaço e quando esta volta a crescer, encrava novamente e com mais facilidade.

Também é importante perceber se existe um fungo na unha (onicomicose) que possa estar a provocar a alteração do trajecto natural da unha, se assim for terá de ser feito um tratameno antifungico, conjuntamente com um procedimento de reeducação umgueal. Este tipo de tratamento é feito por podologistas.

Através da Associação Portuguesa de Podologia pode saber qua o podologista recomendado mais perto de si.

APP:
www.appodologia.com/
Telf: 224225337

Cumprimentos,
Joana Azevedo


De Dra. Joana Azevedo a 28 de Outubro de 2008 às 08:35
Cara Gilcimar,

Devo informá-la que necessita de ser consultada por um podologista ou um cirurgião que faça matricectomia ungueal isto é extracção de parate da matriz que está a mais a crescer no espaço da carne à volta da unha.

O arrancamento da unha não é o tratamento indicado, uma vez que após ser arrancada a unha a carne invade o seu espaço e quando esta volta a crescer, encrava novamente e com mais facilidade.

Também é importante perceber se existe um fungo na unha (onicomicose) que possa estar a provocar a alteração do trajecto natural da unha, se assim for terá de ser feito um tratameno antifungico, conjuntamente com um procedimento de reeducação umgueal. Este tipo de tratamento é feito por podologistas.

Através da Associação Portuguesa de Podologia pode saber qua o podologista recomendado mais perto de si.

APP:
www.appodologia.com/
Telf: 224225337

Cumprimentos,
Joana Azevedo


De Dra. Joana Azevedo a 13 de Dezembro de 2008 às 12:51
Cara Mónica,

aconselho-a a ler a o artigo com o título unha encravada no parágrafo que diz o que o podologista pode fazer por si.
Este parágrafo refere-se a um tipo de tratamento que consiste na remoção da matriz e da porção lateral da unha, onde ela encrava (matricectomia parcial).
Este procedimento impede que a unha continue a crescer no bordo lateral do dedo, evitando que encrave.
É normalmente um processo definitivo uma vez que as recidivas são pouco frequentes.
Pode procurar um podologista que seja especializado em cirurgias podológicas e estou certa que obterá um bom resultado.

Cumprimentos,

Joana Azevedo


De Anónimo a 13 de Outubro de 2008 às 20:45
Comentário apagado.


De Dra. Joana Azevedo a 28 de Outubro de 2008 às 08:25
Cara Kátia,

Devo informá-la que necessita de ser consultada por um podologista ou um cirurgião que faça matricectomia ungueal isto é extracção de parate da matriz que está a mais a crescer no espaço da carne à volta da unha.

O arrancamento da unha não é o tratamento indicado, uma vez que após ser arrancada a unha a carne invade o seu espaço e quando esta volta a crescer, encrava novamente e com mais facilidade.

Através da Associação Portuguesa de Podologia pode saber qua o podologista recomendado mais perto de si.

APP:
www.appodologia.com/
Telf: 224225337

Cumprimentos,
Joana Azevedo


De Dra. Joana Azevedo a 28 de Outubro de 2008 às 08:26
Cara Kátia,

Devo informá-la que necessita de ser consultada por um podologista ou um cirurgião que faça matricectomia ungueal isto é extracção de parte da matriz que está a mais a crescer no espaço da carne à volta da unha.

O arrancamento da unha não é o tratamento indicado, uma vez que após ser arrancada a unha a carne invade o seu espaço e quando esta volta a crescer, encrava novamente e com mais facilidade.

Através da Associação Portuguesa de Podologia pode saber qua o podologista recomendado mais perto de si.

APP:
www.appodologia.com/
Telf: 224225337

Cumprimentos,
Joana Azevedo


De Vivian a 25 de Dezembro de 2008 às 18:59
Olá,eu estou fazendo um tratamento com uma podóloga, percebi que minha unha está crescendo oca em baixo,em um dos cantos a carna nao se fixa na unha,queria saber o que eu devo fazer.Eu estava usando uma plaquinha,para levantá-la,pois ela estava curvada.
Agradeço se puder responder a pergunta em algum post,beeijo


De Dra. Joana Azevedo a 12 de Janeiro de 2009 às 17:07
Cara Vivian,

pela descrição que faz a sua unha apresenta um fungo, (onicomicose). Este tipo de fungo na unha
torna-a porosa e descola a unha do leito tornando-a oca , com coloração e crescimento diferentes do normal.
Este tipo de patologia necessita de tratamento especializado e muitas vezes o encravamento da unha (onicocriptose) deve-se à presença do fungo na unnha.
O tratamento adequado do fungo e a realização de procedimentos de reeducação ungueal possibilitam o tratamento do fungo e consequentemente da unha encravada.
Este tipo de tratamento érealizado por podologistas e não por podólogos.
Para saber mais sobre fungos nas unhas aconselho-a a ler o artigo sobre onicomicose ou micose nas unhas.

Cumprimentos
Joana Azevedo



De Vivian a 17 de Janeiro de 2009 às 19:29
Joana,agradeço a atenção que teve em responder minha pergunta,um feliz ano novo pra voce, farei o exame de fungos pra ver se é esse o problema.Beijos


De fabio a 25 de Fevereiro de 2009 às 14:54
já e a terceira vez que tenho uma unha encravada na primeira vez fui no médico e durante 3 semanas o caso foi revolvido , na segunda eu próprio consegui tratar da unha em casa , mas agora há terceira vez é um pouco mais graves já me custa andar e não quero ir no médico já tentei tratar mas mal toco no dedo doi-me imenso o que faço


De Dra. Joana Azevedo a 25 de Fevereiro de 2009 às 17:10
Caro Fábio,
pelo que percebo o seu problema começa a tornar-se crónico.
Parece-me importante que perceba que o autotratamento não o vai curar, pelo que deve deixar de o fazer.
Neste momento é importante que recorra ao cuidado especializado de um podologista para que possa receber o tratamento adequado e tratar definitivamente o seu problema

Cumprimentos,
Joana Azevedo


De Marta a 10 de Março de 2009 às 12:49
Ha mais de dois meses que me doía lateralmente o dedo grande do pe, fui ao medico e ele disse de uma forma bastante decidida que era uma unha encravada e que se devia tirar. No entanto eu fiquei bastante na duvida porque onde me doí não 'e em cima onde se corta a unha, mas sim na parte de baixo onde a unha começa a crescer ali de lado e so doí se toco ali, a unha não me doí se carrego, não esta vermelho nem inchado. Cheguei a fazer radiografia, mas não ha nada partido....alguém já teve um problema idêntico que saiba o que possa ser???


De Dra. Joana Azevedo a 16 de Março de 2009 às 14:55
Cara Marta,

pela descrição que faz parece tratar-se de unha encravada. Na realidade quando a unha encrava, é normalmente no canal lateral entre a unha e a carne.
Contudo é errado proceder ao arrancamento da unha, esta deve ser tratada mediante processos de reeducação ungueal onde se limpa o canal ungueal permitindo que a unha cresça sem encravar.
O podologista é o profissional de saúde mais especializado neste tipo de tratamento.
Visto que o seu problema é pontual isto é nunca tinha tipo anteriormente unha encravada nem deve ser necessário recorrer a cirurgia para matricectomia da unha (eliminação da matriz lateral da unha que cresce para dentro do bordo do dedo)

Cumprimentos
Joana Azevedo


De Apaixonada a 22 de Abril de 2009 às 17:13
Sempre sofri de unhas encravadas, por causa do mau corte, neste momento tenho uma que está encravada há semanas, utilizo uma pomada para infecções que sempre me salva mas neste caso não tenho aplicado nada, acho melhor tratar disto antes que o problema se agrave !
Beijos e obrigada pelo post


De marcelosceu@hot.com a 7 de Maio de 2009 às 17:43
oi o meu nome é marcelo amorim´já tirei as minhas unhas 3 veses o que eu vou fazer vc pode me passa um remedio que me fassa para de sofrer com isso obrigado.


De Dra. Joana Azevedo a 18 de Maio de 2009 às 17:12
Caro Marcelo,

infelizmente não me é possível responder á sua questão. A descrição da patologia é muito vaga para poder perceber o que tem.
Será unha encravada? Será um fungo na unha (onicomicose)? Será um traumatismo?

Se possivel seja mais específico.

cumprimentos,
Joana Azevedo


Comentar post

Dra. Joana Azevedo
Podologista
Licenciada pela Escola Superior de Saúde do Vale do Ave. Especialização no New York College of Podiatric Medicine (NYCPM). Exerce actividade clínica desde 2003 com cédula profissional nº 128 da Associação Portuguesa de Podologia. Membro fundador do Núcleo de Podologia da ESSVA. Podologista do canal Sapo Saúde desde 2005. Actualmente tem consultórios no Estoril.

logo new york college of podiatric medicine-1
Consultórios:

Clínica Parque do Estoril - Grupo Cordeiro Saúde
Tel. 219236381
Av. Aida, 153 Lj - 2765-187 Estoril
(em frente ao jardim do casino, a 50m da estação da CP do Estoril)



Abril 2022

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
27
28
29
30


Vídeos

Ligações

blogs SAPO

subscrever feeds